terça-feira, 3 de abril de 2012

Lisboa x Brasil - A Maior Logística de todos os tempos

No mundo da Logística temos várias modalidades de transportes, como por exemplo:

-Transporte de Carga Seca
-Combustível
-Alimentícios
-Bebidas
-Líquidos Inflamáveis
-Máquinas
-Veículos
-Pessoas
-Ônibus Espaciais
-Estação Espacial
-Satélites

E por ai vai, a lista é bem grande, o que dizer do transporte de um "Estado", isso mesmo um país metrópole sendo transportado para sua colônia, isso já ocorreu na história quando a Corte Portuguesa foi transferida de Lisboa para o Rio de janeiro na virada de 1807/1808.

A Tansferência da Corte Portuguesa para sua colônia nas Américas para uns tratou-se de uma fuga, para outros, de uma retirada estratégica. Na manhã de 29 novembro de 1807, os portugueses descobriram pasmos, que a Rainha, o príncipe regente e toda Corte estavam fugindo para o Brasil, sem prévio aviso à população.

A causa da fuga ou retirada era a invasão iminente de Lisboa por parte das poderosas tropas francesas de Napoleão Bonaparte, o expansionista Imperador Francês que estava conquistando toda Europa.

A França estava em guerra com a Inglaterra, da qual Portugal era seu tradicional aliado. Nesse Contexto, D. João que governava o Império Português, tinha duas alternativas amargas e excludentes:

1- Ceder à pressão de Napoleão e aderir ao bloqueio Continental contra a Inglaterra, se não cedesse Portugal seria Invadido pela França.

2- Aceitar a oferta dos aliados ingleses de embarcar para o Brasil soba a proteção deles, se não aceitasse certamente Lisboa seria bombardeada pelo exército Inglês.

Diante dessa situação definitivamente me convenço de que a Logística esta presente de fato em todas as coisas.

D.João tomou a mais grave decisão de sua vida: Fugir para o Brasil sob a proteção da Marinha Britânica.

O Resumo da Operação Logística do transporte da Corte de Portugal ficou dessa forma, a
Carga além dos passageiros, aproximadamente 15 mil pessoas, era composta de :

. A Família Real
. A Nobreza
. Os Tesouros
. Todo Aparato do Estado

O transporte foi realizado por 50 Navios com um forte esquema de Gerenciamento de Risco, com direito a escolta armada Inglesa composta por 4 Navios de Guerra, a viagem durou semanas e a esquadra chegou em Salvador no dia 22 de janeiro de 1808.

Os navios portugueses ainda estavam à vista no horizonte quando as tropas francesas começaram a entrar em Lisboa, daí nascia a expressão "ficar a ver navios" que hoje significa " perder um bom negócio".

Este acontecimento histórico foi fato único no Mundo, e pode muito bem exemplificar a importância da Logística no mundo contemporâneo.

Abraços
Postar um comentário